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Meira Junior L. E.; Oliva H. N. P.
Specialties (ABMS) tem trabalhado na acreditação de reanimação cardiopulmonar do que aqueles sujeitos
de programas de residência com base na Matriz de à treinamento convencional sem simulação (MCCOY et
competências e a Simulação é listada como um dos al., 2018).
pontos chave nos treinamentos dessas competências
(MCLAUGHLIN et al., 2008). Foi descoberto que a simulação no treinamento do líder
do time em ACLS melhora suas habilidades e trabalho
É esperado que os residentes não serão expostos a todas as em equipe, corroborando com um melhor desempenho
competências necessárias ao término de sua formação. A na parada cardíaca simulada e, potencialmente, melhor
simulação seria uma ponte para suplantar essa deficiência. desfecho para a prática realizada em paciente. Trabalhos
A amplitude do uso da simulação como metodologia de anteriores mostraram melhorias nos resultados clínicos de
ensino na medicina de emergência vai além do treinamento pacientes pediátricos, também, após treinamento da equipe
de habilidades práticas como intubação, acesso venoso com código baseado em simulação (KNIGHT et al., 2014;
central, pericardiocentese, cardioversão, drenagem ZERN et al., 2020).
torácica ou treinamentos de reanimação cardiopulmonar
(RCP). A simulação também vai além de treinamentos de O estudo e treinamento em simulação para abordagem
protocolos assistenciais (KIM et al., 2006; LAMMERS et al., ao trauma também se mostra uma ferramenta segura
2008; WANG et al., 2008; MEGUERDICHIAN et al., 2012). e promissora, focada na aquisição de habilidades e
competências específicas, relacionadas à times de alto
Preceptores, professores ou instrutores dos programas desempenho, como: consciência do cenário, liderança,
de medicina de emergência podem identificar erros na subordinação diligente, comunicação assertiva e em alça
condução de protocolos, erros de aspecto cognitivo e fechada, adaptação e manejo de atribuições, entre outras
fatores contribuintes que produziriam maiores danos aos qualidades. O treinamento de suporte ao trauma, baseado
pacientes e que devem ser alvos de treinamento e teste na em simulação, tem o potencial de solucionar a necessidade
simulação. Simulações, em local propício, como o hospital contínua de aumentar a segurança do paciente, reduzir
de atuação, ou centro com ambiente similar, podem erros médicos e fornecer treino baseado em competência
compor ferramentas de diagnóstico úteis para detecção para provedores de equipes de trauma (CHERRY e ALI,
de falhas obscuras em serviços de emergência e sistemas 2008; BERKENSTADT et al., 2013).
hospitalares (FRENGLEY et al., 2011; HALEY et al., 2010;
BOND et al., 2007). Médicos, em particular, tendem a funcionar de forma
autônoma. Algumas tarefas clínicas são facilmente
Outro ponto a se destacar é a segurança do paciente. simuladas e mensuráveis em ambientes como aqueles
Ao se treinar em um ambiente controlado, seguro e sem usados nos cursos de ACLS e Suporte Avançado de
exposição ao paciente, o residente adquire as habilidades Vida em Trauma (ATLS). O trabalho em equipe, no
necessárias, com segurança e autonomia na realização entanto, configura habilidade fundamental no manejo
de procedimentos, bem como na tomada de decisões. de crises e recebe especial atenção na prática com
Quando, após prática simulada, entrar em contato com simulação (SHAPIRO et al., 2004). Com o advento da
o paciente real, o residente estará mais preparado para o simulação, torna-se possível treinar tomada de decisões,
atendimento e abordará o paciente com mais segurança comportamentos relacionados a trabalho em equipe,
(NAIK e BRIEN, 2013). comunicação e manejo de crises. Essas características são
recursos essenciais para os resultados ideais na assistência
Treinamento de protocolos como os de Suporte Avançado ao paciente e para funcionamento fluido e eficiente de um
de Vida Cardiovascular (ACLS, do inglês, Advanced Cardiac pronto-socorro ou outro ambiente de emergência (CARNE
Life Support) mostra resultado que defende veemente a et al., 2021).
aplicação de simulação, sobretudo com manequins de
alta fidelidade. Estudos mostram aumento importante na Diferentes modalidades de simulação podem ser utilizadas
confiança do estudante ou profissional, após treinamento para otimizar a prática de times de alto desempenho,
com simulação. A confiança dos profissionais nessa área, além da garantia de êxito dos objetivos comuns desse
pode fazer a diferença no desfecho de um paciente grave time, tendo como premissa a segurança do paciente.
(BOWERS et al., 2020). Estudos, como proposto por Shapiro et al. (2008), trazem
orientações passíveis de serem utilizadas como subsídio
Ensaio clínico controlado e randomizado avaliou a para organização metodológica de treinamento baseado
aderência da prática do ACLS em relação às orientações em simulação, a ser implementado por instituições que
preconizadas pela American Heart Association (AHA): os oferecem formação à medicina de emergência (HUNT et
estudantes que realizaram treinamento com simulação al., 2007; SHAPIRO et al, 2008).
de alta fidelidade desempenharam uma melhor prática
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